post2

Marketing é vital para a sobrevivência e crescimento da pequena empresa

Posted on Posted in marketing

Estratégias permanentes de comunicação com o mercado fazem toda a diferença nos resultados do negócio

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que marketing e comunicação são os recursos menos utilizados pelas pequenas empresas brasileiras. A maioria só recorre a alguns recursos – e ainda assim pontuais – como propaganda ou promoção, quando as coisas não vão bem.

Marketing ainda é um mito entre as pequenas empresas, tratado como algo caro e inacessível, quando na realidade, seria algo natural ao trabalho, já que na pequena empresa o contato com o público costuma ser direto: caminho aberto e terreno fértil para aplicar estratégias de marketing e comunicação, permanente, baratas e eficazes. Depende muito mais da cabeça do empreendedor do que do bolso.

Desenvolver objetivos de marketing para o curto, médio e longo prazo é fundamental para o crescimento de qualquer negócio.

Especialista em marketing e novos mercados, o consultor David Abenhaim acredita que muitos donos de pequenas empresas tem uma visão distorcida do que seja fazer marketing.

“É muito comum nas EPPs que o principal objetivo de marketing seja gerar lucro, mas o lucro é uma consequência do marketing e não o fim”.

David orienta seus clientes para que planejem as estratégias de marketing e comunicação baseados em objetivos específicos. “Isso permite concentrar os esforços da equipe numa direção comum”.

  1. Estabeleça objetivos com metas mensuráveis. Evite a todo custo objetivos genéricos do tipo crescer no mercado Y. É fundamental que os objetivos tragam números e prazos. Por exemplo, crescer 15% nos próximos 12 meses no mercado Y. Quanto mais específico e mensurável um objetivo, maior a possibilidade de se construir ações concretas para alcançá-lo, além de facilitar o acompanhamento ao longo do tempo.
  2. Estabeleça objetivos desafiadores mas não impossíveis. É importante colocar desafios bem “calibrados” para nem se tornarem muito fáceis, nem impossíveis de conseguir. Nota: lembre-se que cada objetivo alcançado deve ser comemorado e reconhecido.
  3. Verifique se seus objetivos estão de acordo com a missão da sua empresa.Todos os objetivos e ações devem ser direcionados sentido do que sua empresa significa para seus clientes.

 

 

Fonte: SEBRAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *