post3

Coaching: uma poderosa ferramenta de auto-desenvolvimento

Posted on Posted in Coaching

Você sabe o que é coaching?

  •  Vamos começar com um pouco de história:

A origem da palavra Coach, vem da cidade Húngara de Kocs, onde surgiram entre os séculos XV e XVI, as primeiras carruagens (Kocsi Szekér). Seu nome foi se modificando à medida em que ultrapassava as fronteiras. O que se manteve foi a sua função: Transportar pessoas de um ponto a outro, e isto incluía longas distâncias. Fazendo um paralelismo, a técnica do coaching auxilia a transportar pessoas de um local (presente) para um futuro (que a pessoa deseja), e este local pode incluir várias situações, pessoal, profissional, de mudança de consciência.

  •  Coaching na atualidade

A palavra coach, no sentido que conhecemos hoje, começou a ser utilizada nos esportes; profissional (treinador) que auxilia alguém a melhorar a sua performance. Para conhecer o coaching nos esportes, veja o filme: Coach Carter com Samuel L. Jackson (2005).
Como profissão, começou a se proliferar nos EUA, nos anos 80, sendo que no Brasil os primeiros profissionais começaram a trabalhar com esta técnica no início dos anos 90. Segundo Tim Gallwey(EUA), um dos precursores desta técnica, a essência do coaching é

“liberar o potencial de uma pessoa para maximizar a sua performance,
ajudá-la a aprender em vez de ensiná-la”.

  • O Coaching pode ajudar você

Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano.

Em minha experiência como pessoa, psicóloga e profissional de coaching, observo que todos – clientes, amigos, outros – queremos avançar, melhorar: ‘de vida’, no trabalho, alcançar melhores resultados. Estar motivados é um desafio. Vivemos a era do mais: Mais desempenho, mais velocidade, ter mais, fazer mais. O mundo estimula e cobra resultados melhores, mais rápidos. Para dar estes resultados as pessoas são exigidas e se exigem cada vez MAIS.

Isto gera conflitos, das mais variadas espécies, dentre os mais próximos estão: os pessoais e os profissionais. Tenho cada vez mais certeza de que na base dos conflitos encontra-se a auto-estima (o afeto verdadeiro por si mesmo), que dá base e chão para fazer as escolhas adequadas, que gerem felicidade: esta que todos buscam.

Pergunto: Como buscar esta tal felicidade? O que ela é? O que é importante? Eu faço por mim ou pelos outros?Como administro minha vida profissional? Familiar? E os outros aspectos da vida?

Cada um dá o melhor de si, o melhor que pode. Mas então qual é o desafio? Um deles é verificar o que de fato é importante para si?

No processo de coaching (pessoal, profissional, Liderança, Carreira), paramos para olhar para isso. Um olhar positivo, para a frente, verificando o que é importante para o cliente. Busca-se fortalecer a estima, através da autoconsciência e responsabilidade. Somente assim é possível fazer escolhas positivas por si mesmo. O final do ano está chegando, você realizou o que se propôs? O que você quer para o próximo? Estas e outras respostas estão dentro de você, no coaching ‘ajudamos’ (eu e você) a descobrir e liberar o que realmente importa, manter foco e conseguir alcançar seu sonho.

 

 

Fonte: Coach Suzana Bertoncini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *